Programa: Lean Kanban Brazil 2018

Atos de Liderança Desempenhados por Pessoas como Você

Patrocínio

  • Conferência Principal (Palestras)

    Nas palestras do Lean Kanban Brazil 2018 no dia 25 de Outubro você encontrará o conteúdo que precisa para liderar a mudança na sua organização através do Lean, Kanban e outras abordagens correlatas.

Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - São Paulo - SP (mapa)

(ATENÇÃO: programa sujeito a alterações)


  • 8:00 - Credenciamento

  • 8:50 - Palavra do Chairman

    Rodrigo Yoshima

  • 9:00 - Keynote: Ball Tampering and the Seven Levels of Leadership Maturity

    David J. Anderson

Ver detalhes... +

Veja a entrevista com o David pós o LKBR17:

  • 10:00 - Break

Sala Versailles

  • 10:30 - Case Nárnia: Kanban em Fluxos Jurídicos

    Mariana Zaparolli e Natália Manha, KMP

Detalhes... +

Um sistema engargalado e uma liderança disposta a dar transparência aos problemas gerou a oportunidade de aplicar o Kanban em Fluxos Jurídicos de alto impacto para os negócios da Empresa.

Nesta apresentação mostraremos a importância do entendimento da cadeia de valor "end-to-end" do problema sinalizado: lentidão no processo de geração de Contratos e Acordos de confidencialidade (NDAs). Também exploraremos como o trabalho foi conduzido, a correlação com as práticas e princípios do Kanban, o uso de métricas e de uma abordagem sistêmica.

Concluiremos explorando a importância da liderança para a evolução do nível de maturidade do Kanban e como isto pode impulsionar a maturidade organizacional nas soluções dos seus problemas.

Mariana Zaparolli Martins

Experimentadora e disseminadora da cultura ágil desde 2013, com mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia. Atua no PagSeguro com Agile Coaching e Governança Lean de Portfólio a 3 anos, catalisando a agilidade e as práticas enxutas em toda a organização. Participante ativa das comunidades de Lean Kanban e Agilidade e palestrante nos principais eventos ligados a estes temas (TDC, Scrum Gathering, Agile Trends e Lean Kanban).

Natalia de Souza Manha

Experimentadora e disseminadora da cultura Lean desde 2007, com mais de 10 anos de experiência no mercado de Tecnologia. Atua no PagSeguro com Agile Coaching e Governança Lean de Portfólio a 8 meses, catalisando a agilidade e as práticas enxutas em toda a organização. Participante ativa das comunidades de Lean Kanban e Agilidade e palestrante nos principais eventos ligados a estes temas (TDC, Agile Trends, Lean Kanban e Agile Brazil).

  • 11:20 - Fit-for-Purpose e como liderar organizações em busca do produto certo

    Andressa Chiara e Marco Dubovski

Detalhes... +

O uso do Kanban é reconhecido como forma de melhorar eficiência. Mas Lean Kanban é muito mais do que isso: aplicado na busca da aderência ao propósito de organização e consumidores, ele inicia uma revolução na forma como trabalhamos.  Nesta palestra apresentaremos alguns cases onde o Fit-for-Purpose e a busca pelo produto certo guiou a criatividade e engajamento de pessoas comuns, gerando resultados incríveis.

Andressa Chiara 

Agile Coach na K21, Product Manager, co-criadora da iniciativa ToT, na vertical “Produto”, editora Brasil da publicação Code Like a Girl (codelikeagirl.io) e certificada como CSM, PSMI, CSPO, CSP, KMP I, MGMT3.0.

Marco Dubovski

Product Owner no PagSeguro, co-criador da iniciativa ToT, na vertical “Negócios” e certificado como CSM, CSPO, KMP I, MGMT3.0.

Sala L'orangerie

  • 10:30 - Kanban e a fatídica "próxima segunda-feira"

    André Suman, KMP

Detalhes... +

Sabe aquela história de “comece com Kanban na próxima segunda-feira?” Pois é, começamos! Vou compartilhar as oportunidades que proporcionaram meu início na jornada com times Kanban, o “convencimento” da liderança, os primeiros kaizens e como tenho apoiado semanalmente novos times a trabalhar com esse método evolucionário. Conheça Kanban na prática, benefícios e pontos de atenção que tenho observado desde o primeiro passo: a formação KMP I.

André Suman Pereira

Bacharel em Ciências da Computação pela UNESP Rio Claro, Kanban Management Professional (KMP), Certified SAFe 4 Agilist, Certified Scrum Professional e Certified ScrumMaster. Trabalha desde 2006 com desenvolvimento de software para o Mercado Financeiro, tendo o primeiro contato com agilidade em 2011. Atualmente como Agile Coach, tem uma "caixa de ferramentas" lotada de métodos, frameworks e práticas para aplicar nos mais diversos contextos do Banco Santander Brasil. Toca sanfona, adora mágicas e pescaria, mas ainda acha que ajudar times a entregar valor com melhoria contínua é o que faz melhor.

  • 11:20 - Saindo da lama com o Método Kanban

    Cleiton Mafra (Caco), KMP e Saimon Nunes

Detalhes... +

Seu time está "patinando" por um tempo, ou você assumiu a liderança de um time que está com dificuldades, ou ainda você lidera um time que está sobrecarregado e você tem a missão elevar esse time ao próximo nível? Você não está sozinho, essa é uma realidade mais comum do que você imagina, nós também já passamos por esse cenário.

Vamos contar como o Método Kanban, os atos de liderança, o gráfico CFD, as métricas de Lead Time e o Limite do Trabalho em Progresso nos ajudaram a promover mudanças e identificar os comportamento que deveríamos repetir e evitar para levar um time para o próximo nível no período de 6 meses, apresentando quais técnicas e análises utilizamos para manter a performance.

Esta é uma palestra sobre um caso real que foi vivido por nós na empresa Resultados Digitais e esperamos que você possa se inspirar e também estimular os atos de liderança na sua empresa.

Cleiton Mafra (Caco)

Agile Coach e Kanban Management Professional, já treinou mais de 400 pessoas no Método Kanban e ajudou mais de 40 times a adotar o método. Como Agile Coach ajuda empresas de tecnologia a terem sucesso e resultados de longo prazo usando a simplicidade. Possui 15 anos de sólida experiência em diferentes cenários, desde startups até grandes empresas. É especialista em práticas ágeis, Método Kanban, métricas e indicadores, gestão de produtos, design thinking e em criar times de alta performance.

Atualmente é Agile Coach para os times de Engenharia e Produto na Resultados Digitais, uma empresa de tecnologia em rápido crescimento. Seu principal produto é o RD Station Marketing, uma plataforma de automação de marketing com mais de 15.000 clientes em mais de 20 países ao redor do mundo.

Saimon Nunes

Empreendedor, líder, gestor e coordenador de times de alta performance, apaixonado por tecnologia, gestão de pessoas e agilidade. Possui 19 anos de experiência liderando times de diversos mercados, contextos e indústrias diferentes, tendo trabalhado com grandes empresas do mercado nacional e internacional. É Coordenador de Engenharia na Resultados Digitais, uma empresa de tecnologia em rápido crescimento atuando junto com o Cleiton no RD Station Marketing.


  • 12:10 - Almoço (Restaurante Aquarelle)


  • 13:30 - Keynote: Lead Time - Learning from Real and Fake Charts, Traffic Lights, and Coconuts

    Alexei Zheglov, KCP, AKT

Ver detalhes... +

This lecture will explore only one quantity: the time it takes your company to complete some work and deliver some product or service to its customers. Also called sometimes time-to-market (for those in the audience concerned about their delivery to customers and markets) or time-in-process (if you have a process-improvement perspective), lead time is a key fitness criterion to many businesses.

First, we’ll establish the utmost importance of this time metric to your business. It’s a nearly universal fitness criterion. No matter what business you’re in, it is essential to have a delivery capability with understandable, measurable lead time.

Second, since lead time is so important, we need to explore and understand its nature well enough to derive practical recommendations to our modern businesses. This is where we must face an inconvenient truth. Significant time variability in creative, intellectual, 21 st -Century work is a fact of life. Time is not a number, but a probability distribution. Therefore, to manage our work better, we need to understand its probabilistic, risk-based nature. We could, obviously, call upon some mathematical apparatus for this task, but – as the subtitle of this lecture suggests – we also have many non-mathematical, easy to understand, relatable stories and analogies to help managers grasp it.

Third, once we understand the nature of time in our modern work, we can derive practical guidance to managers on forecasting, on improving delivery of products and services to customers, on making them fitter for customers’ purpose, and on making their businesses more successful in the long term.

Alexei Zheglov

Alexei Zheglov is a Canadian management consultant, specialising in the Kanban method and Enterprise Services Planning (ESP). He started his career in the 1990s as a software engineer and soon began to notice all kinds of problems modern companies run into as they try to produce and deliver complex intellectual products and professional services to their customers. He tried to “do something about it” and that gradually (by 2010) brought him to Kanban, its power in simplicity, and its pragmatism that is changing people and companies. Over the years, Alexei has made several important contributions to Kanban and ESP, particularly around metrics and forecasting and the new field of Fitness-for-Purpose. He is a co-author, with David J Anderson, of the new book Fit-for-Purpose: How Modern Businesses Find, Satisfy & Keep Customers and has another book in progress. He has also helped grow the Kanban community globally through his client work, developing many better managers, leaders, and coaches, including training India’s two very first Accredited Kanban Trainers (AKTs). Alexei is recognized as a Kanban Coaching Professional (KCP) and Accredited Kanban Trainer (AKT). He has served for a long time as a Program Advisor to the Lean Kanban University (LKU) coaching program. He teaches all levels of the Kanban curriculum including Kanban – the Alternative Path to Business Agility, ESP, the KCP Masterclass, and the Train-the-Trainer. At this Lean Kanban Brazil 2018 conference, Alexei will deliver one of the keynotes, exploring the nature of time it takes companies to deliver their products and services to customers. Before the conference, he will team up with Rodrigo Yoshima to teach the Kanban Coaching Professional (KCP) Masterclass to help create another group of effective Kanban method leaders in South America. After the conference, Alexei will also teach one workshops on Fitness-for-Purpose, delivery metrics and forecasting.

Sala Versailles

  • 14:30 - Como a liderança descentralizada tornou a Taller mais efetiva?

    Rafael Caceres, KMP

Detalhes... +

Em um mundo em mudança constante a lei da evolução, que dita a sobrevivência do mais apto, estará cada vez mais presente no competitivo mundo corporativo moderno. Adapte-se ou morra. Don Reinertsen no seu livro que pode ser considerado um manual de sobrevivência das empresas contemporâneas, nos ensina que o caminho para a adaptação é a descentralização do processo de decisão, possível através da distribuição da informação e encorajando atos de liderança em todos os níveis. Nesta apresentação, Rafael Cáceres mostrará como em 2 anos transformamos a Taller em uma organização que aprende, evoluindo em direção a uma melhor adaptação na selva competitiva do século XXI.

Rafael Caceres

Fluxonomista, Programador e Empreendedor. Co-fundador da Taller.

  • 15:20 - A definir

Sala L'orangerie

  • 14:30 - Hambúrgueres Kanban - De 18 para 3 meses no McDonald's

    Rodrigo Rosauro, KCP, AKT

Detalhes... +

Nesta palestra será apresentada uma implementação bem-sucedida do Método Kanban no McDonald's, mais especificamente no sistema de controle da cozinha e ponto de venda que conseguiu atingir uma melhora de 6 vezes no "time to market".

Descubra como aproveitamos situações inicialmente consideradas ruins para encabeçar uma implementação Kanban que trouxe benefícios muito rapidamente. Atos de liderança no time elevaram a qualidade dos processos e criaram uma cultura de melhoria contínua.

Rodrigo Rosauro

Kanban Management Professional, Kanban Coaching Professional e Accredited Kanban Trainer - Gerente Sênior de Arquitetura de Software, trabalhando com Kanban desde 2013

  • 15:20 - A definir

  • 16:10 - Break

  • 16:30 - Pergunte a um KCP (Kanban Coaching Professional)

  • 17:20 - Keynote: (a definir)

    Rodrigo Yoshima

Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!

Quero me inscrever para as palestras!
  • Workshops Práticos - 26/Outubro

    Os workshops são mini-treinamentos de 4 horas que ocorrerão no dia 26 de Outubro, sexta das 9:00 as 18:00. Você pode escolher uma das opções da manhã e uma das opções da tarde.

Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - São Paulo - SP (mapa)


Manhã - 9:00 às 13:00


  • Workshop: KMM - Managing project and service in a fit-for-purpose organization
    (David J. Anderson)

    Ver detalhes…

  • Workshop: Escalando a Agilidade Organizacional com Kanban
    (Rodrigo Yoshima)

    Ver detalhes…


Tarde - 14:00 às 18:00


  • Workshop: STATIK
    (Carlos Felipe Cardoso, Luiz Lula Rodrigues)

    Ver detalhes…

Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!

Quero me inscrever nos Workshops!

ATENÇÃO!

Grade provisória sujeita a alterações. Para ser notificado de todas as modificações no programa, novos conteúdos e promoções exclusivas assine a nossa mailing list abaixo:

Nós respeitamos a sua privacidade! Não compartilhamos seus dados com ninguém.