Programa: Lean Kanban Brazil 2019

Repensando a Agilidade

Patrocínio

  • Conferência Principal (Palestras)

    Nas palestras do Lean Kanban Brazil 2019 no dia 24 de Outubro você encontrará o conteúdo que precisa para liderar a mudança na sua organização através do Lean, Kanban e outras abordagens correlatas.

Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - São Paulo - SP (mapa)

(ATENÇÃO: programa sujeito a alterações)


  • 8:00 - Credenciamento

  • 8:40 - Palavra do Chairman

    Rodrigo Yoshima

  • 9:00 - Keynote: David J. Anderson

  • 10:00 - Break

Sala Versailles

  • 10:30 - Expandindo horizontes de uma fintech - Atingindo Business Agility na Toro Investimentos

    Gustavo Mendes e Raphael de A. Montenegro

Detalhes +

Um ano após o início do ousado desenvolvimento de sua corretora, a Toro Investimentos, dona de um dos produtos mais inovadores do mercado de fintechs, encontrava-se no meio de silos e instabilidades que ameaçavam o seu recém lançado produto. Vamos mostrar como introduzimos práticas de Kanban, Flight Levels e Lean Startup em diferentes momentos e situações da vida real da organização para resolver problemas de dependência, gerenciar filas de homologação, atingir excelência na operacionalização da estratégia e aumentar a entrega de valor para os clientes (evolução de 36 pontos percentuais no NPS em 4 meses e redução de até 86% de reclamações em canais públicos de atendimento).

Gustavo Nogueira Mendes

Sócio fundador da Toro Investimentos, eleita pela CB Insights uma das 12 fintechs de investimentos mais promissoras do mundo e a primeira Fintech do Brasil autorizada pelo Banco Central a abrir sua própria corretora. Com 9 anos de experiência em gestão estratégica, estrutura organizacional e gestão de equipes, hoje estou imerso no desafio da transformação ágil na Toro, aplicando os princípios do Management 3.0 para que possamos entregar cada vez mais valor aos nossos clientes.

Raphael de Andrade Montenegro

Dedico neurônios e suor para juntar tecnologia, agilidade e educação desde 2006. Depois de me mudar para São Paulo em 2011, para trabalhar no mercado de jogos e educação, desenvolvi minhas habilidades nos domínios de Gestão de Produtos, Desenvolvimento de Clientes, Experiência do Usuário e, a partir de 2018, como Agile Expert & Trainer na Knowledge21 sendo um especialista de Negócios e Inovação.

  • 11:20 - Increasing Your Business Predictability With Data-Driven Forecasting

    Sonya Siderova (em Inglês)

Detalhes +

Knowledge work is notorious for its unpredictable nature. Making accurate forecasts allows organizations to define service level agreements with more confidence and deliver value to their customers in a consistent, predictable manner. I will demonstrate several approaches of making data-driven, probability-based forecasts in Kanban, while also shedding some light on the misapplied practices leading to inaccurate results.

Mini-bio

As an accomplished Product Manager and Kanban Champion, Sonya knows how to mobilize resources and people to inspire cross-organizational change that results in improved process efficiency and reduced delivery times. She is a strong advocate of data-driven decision making where teams rely on numbers, not guesswork, to accurately predict process outcomes. Sonya is also the founder and product manager at Nave, a Kanban analytics suite that helps teams optimize their workflows and deliver value to their customers quickly and efficiently. Today, teams spanning across many industries have become more productive, self-managed and excited about their work, and Nave helped them get there.

Sala L'orangerie

  • 10:30 - Sistema Kanban: Cavalo de Tróia da transformação organizacional

    Michelle Moraes Teodoro

Detalhes +

Como dar volta por cima em uma transformação ágil que não deu resultados efetivos? Como engajar e não ferir a identidade das pessoas e dos times? Trabalhando em uma empresa global centenária, o desafio de mudar o status quo em um departamento de 300 pessoas dividido em silos, pode ser considerado impossível, mas usando o STATIK, como um Cavalo de Tróia, para iniciar a transformação organizacional e o Kanban como gestor da mudança, aos poucos as práticas ágeis foram sendo alavancadas. E como isso foi possível? Quando falamos de STATIK a maioria das pessoas já se remetem a abordagem sistêmica de implementação de Kanban nos times certo? Mas já pensaram em usa-lo como guia da transformação organizacional? Vou compartilhar como o STATIK nos direcionou nas mudanças, primeiramente nos levando ao focar na resolução de problemas e suas melhorias. Como isso nos ajudou a ganhar o apoio da liderança e dos times, para que quando o momento da “Kanbanização” chegasse não acontecesse a resistência generalizada que normalmente encontramos quando falamos do uso do Kanban nos times.

Mini-bio

Kanban Management Professional (KMP), Accredited Kanban Trainer (AKT), PMI-ACP. Experimentadora e disseminadora da cultura Lean desde 2011, com mais de 13 anos na área de Tecnologia. Já treinei mais de 200 pessoas no Método Kanban e auxiliei mais de 50 times a adotar o método. Atuo na IBM como Agile Coach há 2 anos e me dedico a levar práticas ágeis as organizações que faço parte. Participo ativamente nas comunidades de Lean Kanban e Agile e sou palestrante nos principais eventos ligados a estes temas (TDC, Congresso PMI, Agile Trends e Agile Brazil). Vencedora da premiação Agile Trends 2019 nas categorias Kanban e Transformação Ágil Enterprise.

  • 11:20 - Kanban @ Gympass em crescimento exponencial

    Fábio de Oliveira G. Micheletti

Detalhes +

Como aplicar STATIK para a implementação de Pensamento Sistêmico e Lean. Em Outubro de 2018, menos de 40 pessoas trabalhavam na área de Produto (Tecnologia) e em Julho já estávamos com mais de 150 pessoas. Como ter um ecossistema sustentável mesmo com esse crescimento? Padronização do fluxo, métricas, análise de eficiência e descoberta de desperdícios trouxeram um resultado significativo para esta área, de forma que outras areas dentro do Gympass, tiveram interesse e procuraram adotar o Kanban no processo de trabalho. O grande desafio agora, é manter esse sistema estável e até mesmo mais produtivo, mesmo com o crescimento exponencial contínuo da companhia - que se tornou unicórnio com o investimento recente da Softbank - e quer chegar em até 250 pessoas até o final de 2019.

Mini-bio

Entusiasta ágil, trabalha com desenvolvimento de software a mais de 10 anos. Focado em alta qualidade, tem experiência com ágil desde 2010, atua como Agile Coach ajudando as empresas a modernizarem a gestão com métodos ágeis como Scrum e Kanban. Certificações: KMP – Kanban Management Professional, PSM – Professional Scrum Master, SFC – Scrum Fundamentals, Certified Six Sigma Yellow Belt e Master Mind - Leadership, Interpersonal Intelligence and Effective Communication.


  • 12:10 - Almoço (Restaurante Aquarelle)


  • 13:30 - Keynote: TBD

Sala Versailles

  • 14:30 - Repensando a Abordagem Evolucionária

    Luiz “Lula” e Samuel Cavalcante

Detalhes +

Está explícito em nossos princípios: "Concorde em buscar mudanças evolucionárias". É unânime: Kaizen. Melhoria contínua. Abordagem evolucionária. Se é consenso, por que então "squadificação" vem ganhando cada vez mais força no mundo corporativo? Por que diretores e C-levels optam por fazer "tombamentos ágeis"? Se você hoje trabalha com squads ou vê este movimento ocorrendo ao seu redor, venha entender como estamos preservando a evolução natural em diversos contextos da vida real (de instituições financeiras tradicionais a startups) mesmo em meio a esta onda revolucionária. Está na hora de repensarmos juntos, na prática, a abordagem evolucionária.

Luiz "Lula" Rodrigues

Luiz Rodrigues​, ou Lula, é um Accredited Kanban Trainer (AKT) da Lean Kanban University (LKU), e desenvolve sistemas desde 2008. É um facilitador hábil, com uma mente aguçada que consegue atuar de uma forma leve e serena. Coordenou projetos de software para o mercado financeiro durante quatro anos, com o desafio de tornar mais ágil um setor historicamente tradicional. Apaixonado por comunidades, é atuante em discussões abertas, palestrante e voluntário em grandes eventos de tecnologia e agilidade. Segue fortemente valores e princípios que norteiam não só as decisões no seu trabalho, mas também em todas as camadas da sua vida.

Samuel Moro Cavalcante

Samuel Cavalcante é eng. de computação e especialista em eng. de sistemas que descobriu ser apaixonados por trabalhar com pessoas, comunidades e transformação cultural. Tornando-se Facilitator Management 3.0 e Agile Coach na K21. Kanban Management Professional pela LKU, com experiência em formação de equipes, processos enxutos e facilitação, sendo muito criativo quando se trata de retrospectivas. Trabalhou como ScrumMaster na Digix onde usou fortemente os princípios ágeis e do framework Scrum, Kanban e práticas do MGT3.0, auxiliando os times e criarem melhores formas de trabalhar entregando software que o cliente use. Trabalhou como professor de educação superior, usando a cultura ágil para ministrar aulas mais interativas.

  • 15:20 - Evoluindo a Maturidade Organizacional @ Icatu Seguros

    Heber de Almeida Silva e Rodrigo Yoshima

Detalhes +

A história desta área da Icatu Seguros é como muitas outras: passou por uma reforma utilizando TOC (Theory of Constraints), ganhou roupagem ágil com Scrum e nos últimos anos continua evoluindo com Kanban. Nesta palestra você saberá como é uma transição ML1 (Team-focused) para até ML2T (Customer-driven), passando por Orientação a Serviços, aventura com WIP, "desprojetização", Probabilistic Forecast, métricas e muito mais, tudo dentro de uma abordagem evolucionária. Se você ainda usa previsões baseadas em superstições essa palestra é para você!

Heber de Almeida Silva

Graduado e especialização em Tecnologia da Informação, certificado pela Lean Kanban University como KMP e pela Alliance Scrum como CSM, tenho gerido diversos projetos com os métodos ágeis, sendo que as iniciativas e práticas Kanban tem ganhado notoriedade entre eles. Sou Agile Master na Icatu Seguros e entre as minhas atribuições está disseminar os conceitos e valores do Kanban, implementando-o de forma gradativa com o KMM.

Rodrigo Yoshima

Técnico em Processamento de Dados e Bacharel em Administração de Empresas e Economia. É o mais experiente Accredited Kanban Trainer (AKT) da Lean Kanban University e também é Accredited Kanban Consultant (AKC). Com mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia e gestão, Rodrigo atua como consultor e instrutor em melhoria de processos na Aspercom tendo implantado métodos Lean e Agile em mais de 200 áreas em mais de 30 empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa. É chairman do Lean Kanban Brazil.

Sala L'orangerie

  • 14:30 - TBD

  • 15:20 - TBD

  • 16:10 - LONG BREAK!
    (Lean Coffee, Open Spaces, Networking com AKTs e KCPs)

  • 17:40 - KEYNOTE: Klaus Leopold

  • 19:00 - NOVIDADE! Flow Happy Hour

    Tome uma cerveja e confraternize mais um ano de Lean Kanban Brazil em grande estilo! Oferecido pelo nosso patrocinador title RSI.

Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!

Quero me inscrever para as palestras!
  • Workshops Práticos - 25/Outubro

    Os workshops são mini-treinamentos de 4 horas que ocorrerão no dia 25 de Outubro, sexta das 9:00 as 18:00. Eles são vendidos separadamente do Dia de Palestras. Você pode se inscrever em uma das opções da manhã e uma das opções da tarde.

Local: Grand Mercure Ibirapuera - R. Sena Madureira, 1355 - São Paulo - SP (mapa)


Manhã - 9:00 às 13:00



Tarde - 14:00 às 18:00


Faça sua inscrição agora! As vagas são limitadas!

Quero me inscrever para os workshops!

ATENÇÃO!

Grade provisória sujeita a alterações. Para ser notificado de todas as modificações no programa, novos conteúdos e promoções exclusivas assine a nossa mailing list abaixo:

Nós respeitamos a sua privacidade! Não compartilhamos seus dados com ninguém.