Quando vão acabar os ingressos para o LKBR17?

O pessoal da Plataformatec (patrocinadora da nossa conferência) utilizou a Simulação Monte Carlo baseado na venda diária dos ingressos para prever até quando teremos ingressos para o Lean Kanban Brazil 2017 (Webinars e Palestras Presenciais). Leia a análise...

Quando vão acabar os ingressos do Lean Kanban Brazil? O pessoal da Plataformatec, juntamente com a nossa organização, topou o desafio de responder essa pergunta e para tal montaram um modelo baseado em Simulação Monte Carlo bem bacana para prever alguns cenários. Este tipo de modelo tem sido usado também como forma de previsão de término de projetos baseados em Sistemas Kanban. O pessoal da Plataformatec é especialista neste assunto e pode te ajudar!

TL;DR: Os ingressos podem acabar em 27 de Setembro!

 

Continue no texto para entender o porquê e se você curte a matemática da coisa leia também os comentários em itálico. Todo o racional da Simulação Monte Carlo está no blog deles e aqui está a nossa análise do resultado da simulação: o gráfico no topo desta página é uma Distribuição de Frequências que está mostrando no eixo Y quantas vezes a simulação (5.000 rodadas) apontou para a data do eixo X. Como exemplo, nosso modelo diz que em 5.000 simulações 390 das vezes os ingressos vão acabar no dia 19/09 (a Moda da Distribuição). No gráfico também temos 3 cortes horizontais coloridos que vão te ajudar a gerenciar o risco do seu momento de compra de ingressos:

  • Amarelo: Se você deixar para comprar ingressos após 23/09 as chances de você conseguir ingressos não é diferente de acertar no cara ou coroa de uma moeda não viciada (é o percentil 50 ou mediana da distribuição).
  • Verde: Após 27/09 sua chance de ter ingressos será só de 20%, comparável a acertar o número ao jogar um dado comum não viciado (percentil 80).
  • Vermelho: Se você entendeu até agora podemos afirmar com bastante certeza que no ritmo de vendas atual é bem pouco provável que teremos ingressos a partir de 1o. de outubro (percentil 95 - o risco de você deixar para comprar o seu ingresso em outubro e ficar sem é altíssimo)

É importante ressaltar que essa simulação tem algumas premissas importantes. Agora um trechão em itálico: estamos nos baseando na amostra (n) dos 13 primeiros dias de vendas, logo a simulação é válida se não tivermos uma variação muito grande neste ritmo. Como exemplo, pode ocorrer um "Black Swan" de dois ou três desvios padrão acima da média de vendas num único dia e deslocar toda a distribuição para a esquerda, aumentando o risco de você atrasar sua inscrição. Vamos tentar manter este gráfico atualizado com a Distribuição Atualizada neste link. Tente fazer a sua própria análise.

Não deixe a sua inscrição para depois!